Darkness in El Dorado Controversy - Archived Document


Internet Source: Carta Enviada Hoje, September 27, 2000
Source URL: none

À Editora De Ciências No Rio

Prezada Ana Lúcia Azevedo,

Li hoje, assombrado, o que foi feito com o texto por mim envia- do ontem sobre os ianomâmis. Em nenhum momento no meu texto afirmei que o antropólogo Bruce Albert "nega o escânda- lo", como o título e o lead (alte- rado) enganosamente levam o leitor a acreditar, e muito menos "que houve aprovação oficial" para a vacinação, ou que ele sai "principalmente em defesa de Neel". (vide o texto original) Pergunto: como é possível o res- ponsável pela edição incluir tais informações no meu texto, como se eu não tivesse explicações a dar ao antropólogo? Como é possível o editor mudar aleato- riamente meu texto, acrescentan- do informações que nunca escre- vi, e ainda assim deixar meu no- me assinado? Se o editor enten- dia (por critérios absolutamente pessoais) que a mudança era ne- cessária, por que então manteve meu nome? Toda a participação de Bruce Albert no meu texto original apontava justamente na direção oposta: ele quer que seja esclarecido o assunto. Será que ele não foi suficientemente claro ao dizer (parte extirpada do ori- ginal): "A análise sobre o assun- to deve partir dos relatos téc- nicos"?

Tudo bem que todas as informa- ções exclusivas que eu levantei sobre o assunto acabaram retira- das do texto _ que os acusados atuaram no Brasil em diversas etnias, o que ninguém havia di- vulgado até então e mesmo a Fu- nai negava _ esse é um critério editorial, pode soar estranho pa- ra mim, mas tudo bem, o que não posso admitir é que o editor co- loque informações distorcidas no meu texto. Isso sem contar os absurdos de linguagem. Primeiro dizer que "até mesmo milhares" de índios podem ter morrido. Em que parte do livro e do meu texto está escrito is- so? Milhares? Depois afirmar que o documento de 1970 é sim- plesmente "um texto datado de 1970". O texto não era um mero texto, como deixa implícito o termo usado. Como está escrito na versão original, o texto foi de- vidamente "divulgado à comuni- dade científica em 1970", ou se- ja, era um trabalho científico.

Espero, sinceramente, que algu- ma explicação seja apresentada, para que eu possa levá-la ao an- tropólogo Bruce Albert.

Atenciosamente,

Rubens Valente - repórter de Nacional