Darkness in El Dorado Controversy - Archived Document


Internet Source: ig.com.br, September 26, 2000
Source URL (Archive.org): http://www.ig.com.br/home/editorial/stories/editorial_body/0,1205,287384,00.html

Antropólogos trocam e-mail sobre livro "Darkness in El Dorado"

Heloisa Ribeiro, repórter iG em São Paulo (helorib@ig.com.br)

Carta escrita por dois antropólogos citados no polêmico livro "Darkness in El Dorado" espalha-se na rede e causa indignação entre comunidade de antropólogos

Leia a seguir os trechos de um dos e-mails que estão circulando na internet com a opinião de antropólogos norte-americanos sobre o livro "Darkness in El Dorado", em que o jornalista Patrick Tierney denuncia Napoleon Chagnon, entre outros, de encenar conflitos entre ianomâmis para provar em sua tese de que se trata de um povo propenso à guerra.

O e-mail a seguir foi obtido junto a antropólogos brasileiros e é uma resposta do professor Les Sponsel (citado no livro) à divulgação não-autorizada de uma carta sua à Associação Americana de Antropologia (AAA).

"Dr Carlson,

Agradeço sua integridade profissional e sua cortesia ao pedir permissão antes de divulgar o memorando confidencial o qual Dr. Terry Turner e eu enviamos para altos funcionáris do AAA. Infelizmente, de minha parte, a resposta ao seu pedido só pode ser negativa, o Sr. não pode obter minha permissão para divulgar nosso memorando privado e confidencial, ainda que outros tenham feito isso sem nos perguntar antes, mesmo que ele esteja totalmente disponível no cyberespaço

(...) Dr. Turner, eu, e mais alguns outros tivemos a oportunidade de ler um cópia da pré-publicação do livro Patrick Tierney - diferentemente de todos os que agora criam boatos sobre o livro no cyberespaço e na mídia (...) nos sentimos na obrigação profissional, ética e moral de alertar os altos funcionários da AAA para que lessem o livro o mais rápido possível para agir corretamente quando os interrogatórios inevitáveis começassem a surgir na mídia, no meio profissional e onde mais for.

(...) É extremamente lamentável e espantoso que, em toda esta terrível bagunça, muito poucas pessoas parecem ter os ianomâmi como prioridade. Até onde eu posso conceber, o que é mais importante ao fim de tudo é, de longe, a sobrevivência, o bem-estar e os direitos dos ianomâmi e outros povos indígenas e grupos étnicos ameaçados. Se qualquer das numerosas e distintas acusações que Tierney faz e documenta extensivamente em seu livro, após 10 anos de jornalismo investigativo, for verdade, aí então, mais do que qualquer outra coisa, as pessoas deveriam começar a se preocupar sobre o que elas representam para os ianomâmi e, se apropriado, explorar as possibilidades de assistência e reparações para com os ianomâmi (...)

Dr. les Sponsel, Ph.D.
Professor
Membro do Comitê de Direitos Humanos do AAA"